2.11.06

Representação tabular dos dados.

Várias são as oportunidades de uso da representação tabular de dados. Após a coleta e apuração dos dados necessários à pesquisa, podemos reunir esses dados para posteriormente serem analisados e interpretados. Este tipo de representação permite ter uma visão ampla do fenômeno que está sendo estudado, o que contribui para a sua análise e representação. Nos projetos esse tipo de representação pode contribuir para comparar dados como por exemplo: Produção de mel (em quilos) no período de 1991 a 1996 dos Estados brasileiros.

Aprendizagem por projetos de trabalho.

Quando falamos em projetos de trabalho, devemos pensar que estes não constituem apenas um conjunto de atividades relacionadas a uma determinada temática. Há muito mais na essência do desenvolvimento de um bom projeto.
Nos últimos anos temos lido e ouvido muito sobre teorias de projetos de aprendizagem. Léa Fagundes no texto: Projeto? O que é? Como se faz? , nos trás algumas reflexões acerca do ensino por projetos e da aprendizagem por projetos. No texto percebemos que na aprendizagem por projetos o aluno é agente ativo em todo o processo. A temática a ser investigada é de escolha do aluno ou do grupo de alunos, contextualizada na sua realidade. Satisfaz a curiosidade e o desejo de aprender. Possuem autoria, as decisões são democráticas e coletivas. O professor é o agente mediador e orientador.
Percebemos que a construção de um projeto deve considerar determinados aspectos para que haja unidade de propósitos, consistência nas ações, sentido comum nos esforços de cada um e resultados sistematizados. Deve-se considerar alguns elementos como: a identificação do problema, o levantamento de hipóteses e soluções, busca de fontes necessárias para pesquisa, acompanhamento e avaliação dos resultados.
Sabemos que a mudança na escola, em seus tempos e metodologias, é urgente e necessária e só se dará a partir de uma revolução nos currículos escolares e no convencimento dos educadores com relação à necessidade de mudança.