29.10.06

O que alimenta os saberes e fazeres na escola?

Ao longo dos tempos a escola é o local de repasse de conteúdos prontos e acabados, dominados pelo professor e transmitidos para os alunos que são meros receptores. O objetivo da educação é o conteúdo.
Isso quer dizer que precisamos repensar a escola e o seu sentido, assim, como o professor e a sua prática pedagógica.
Necessitamos nos perguntar por que selecionamos determinados conteúdos e não outros? Por que um conhecimento é mais importante? E ainda se nos, apoiarmos a Michael w. Apple, questionar também que interesses orientam a relação desses conteúdos. Qual a relação de poder envolvida. Para Apple as escolas não apenas “preparam” pessoas, mas também “preparam” conhecimento. Ampliam e dão legitimidade a determinados tipos de recursos culturais que estão relacionados a formas econômicas desiguais. (APPLE, 1982: 133); e sedimentam isso a partir de seus currículos.
Infelizmente nas escolas principalmente no Ensino Médio a ênfase é dada ao preparo para o vestibular, pois, numa sociedade altamente competitiva como a atual, os pais e os alunos anseiam por uma vaga nas universidades e no vestibular, o conhecimento cobrado é o das fórmulas, regras e números.A escola convive então com eterno dilema - o que trabalhar? Conhecimentos que preparem os indivíduos para a vida, para atuarem como cidadãos ou trabalhar conteúdos que preparem para a competição do mercado de trabalho. Conteúdos para quê? Por quê?

1 Comments:

At 6:11 PM, Blogger Rosangela Teixeira said...

Realmente... essa é uma pergunta que sempre faço: qual a importância de certos conteúdos? Fica complicado até nós professores de respondermos a um aluno que sentido tal assunto desencadeará na vida dele.

 

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