22.10.06

Qual é a questão? Reflexão

Qual é a questão?
O texto de Beatriz Magdalena e Iris Elisabeth discute a forma como a escola continua ainda hoje presa à grade curricular e a fragmentação de conteúdos de ensino. Escolas onde a adquisição de informação é mais importante do que a construção de sentidos.
Precisamos considerar que se nossos alunos não conseguem aprender o que é ensinado na escola é porque existe alguma coisa errada com o ensino que nela está sendo transmitindo.
Normalmente nossos alunos são curiosos, agem e interagem com seus pares e a escola muitas vezes não aproveita essas características naturais de nossos educandos.
Geralmente a grade curricular priorisa conteúdos de forma pontual e fragmentada. Os conteúdos curriculares quase sempre são menores do que o objeto de conhecimento ao qual se referem, assim estudando o sistema solar, por exemplo, o professor pode abordar somente algumas questões previamente elencadas, desconsiderando a curiosidade de muitos de seus educandos, curiosidades estas que provavelmente são instigantes e desafiadoras e que podem deixar de serem exploradas em detrimento dos conteúdos que geralmente são abordados nesse estudo.
No entanto precisamos considerar que, para uma efetiva mudança nas práticas que acontecem na escola é necessário formação continuada dos profissionais que fazem a educação.O professor precisa de formação ninguém ensina o que não aprendeu. Por isso o curso de formação para professores precisa dar peso ao estudo teórico aliado a estudo de casos que apontem boas práticas e exemplifiquem com a experiência de quem já fez e deu certo.

1 Comments:

At 9:38 PM, Blogger Unknown said...

Oi Izolete...

Vejo que o texto tem permitido que faças as reflexões devidas..essa era a idéia do exercício, colocá-las em contato um pouco mais com a proposta e ter um parcer de vcs a respeito...

Abços

 

Postar um comentário

<< Home