29.10.06

O que alimenta os saberes e fazeres na escola?

Ao longo dos tempos a escola é o local de repasse de conteúdos prontos e acabados, dominados pelo professor e transmitidos para os alunos que são meros receptores. O objetivo da educação é o conteúdo.
Isso quer dizer que precisamos repensar a escola e o seu sentido, assim, como o professor e a sua prática pedagógica.
Necessitamos nos perguntar por que selecionamos determinados conteúdos e não outros? Por que um conhecimento é mais importante? E ainda se nos, apoiarmos a Michael w. Apple, questionar também que interesses orientam a relação desses conteúdos. Qual a relação de poder envolvida. Para Apple as escolas não apenas “preparam” pessoas, mas também “preparam” conhecimento. Ampliam e dão legitimidade a determinados tipos de recursos culturais que estão relacionados a formas econômicas desiguais. (APPLE, 1982: 133); e sedimentam isso a partir de seus currículos.
Infelizmente nas escolas principalmente no Ensino Médio a ênfase é dada ao preparo para o vestibular, pois, numa sociedade altamente competitiva como a atual, os pais e os alunos anseiam por uma vaga nas universidades e no vestibular, o conhecimento cobrado é o das fórmulas, regras e números.A escola convive então com eterno dilema - o que trabalhar? Conhecimentos que preparem os indivíduos para a vida, para atuarem como cidadãos ou trabalhar conteúdos que preparem para a competição do mercado de trabalho. Conteúdos para quê? Por quê?

27.10.06

Perguntas Inteligentes: O que é isto?


Podemos vislumbrar novas formas de fazer educação a partir da metodologia de projetos de aprendizagem, pois eles trazem uma nova forma de produzir conhecimento e uma nova dinâmica na relação educando x educador.
No entanto sabemos que a mudança educacional é um desafio. A sociedade muda e a escola também deve evoluir, mas, a renovação total das idéias pedagógicas, ainda é algo um pouco distante da realidade. O trabalho do professor evolui lentamente, suas condições de trabalho e sua cultura profissional os engessam em rotinas.
Se a escola não mudar continuará transmitindo conteúdos, ensinando alunos, porém, se ousar e apostar cada vez mais em novas metodologias estará formando pessoas.

22.10.06

Qual é a questão? Reflexão

Qual é a questão?
O texto de Beatriz Magdalena e Iris Elisabeth discute a forma como a escola continua ainda hoje presa à grade curricular e a fragmentação de conteúdos de ensino. Escolas onde a adquisição de informação é mais importante do que a construção de sentidos.
Precisamos considerar que se nossos alunos não conseguem aprender o que é ensinado na escola é porque existe alguma coisa errada com o ensino que nela está sendo transmitindo.
Normalmente nossos alunos são curiosos, agem e interagem com seus pares e a escola muitas vezes não aproveita essas características naturais de nossos educandos.
Geralmente a grade curricular priorisa conteúdos de forma pontual e fragmentada. Os conteúdos curriculares quase sempre são menores do que o objeto de conhecimento ao qual se referem, assim estudando o sistema solar, por exemplo, o professor pode abordar somente algumas questões previamente elencadas, desconsiderando a curiosidade de muitos de seus educandos, curiosidades estas que provavelmente são instigantes e desafiadoras e que podem deixar de serem exploradas em detrimento dos conteúdos que geralmente são abordados nesse estudo.
No entanto precisamos considerar que, para uma efetiva mudança nas práticas que acontecem na escola é necessário formação continuada dos profissionais que fazem a educação.O professor precisa de formação ninguém ensina o que não aprendeu. Por isso o curso de formação para professores precisa dar peso ao estudo teórico aliado a estudo de casos que apontem boas práticas e exemplifiquem com a experiência de quem já fez e deu certo.

15.10.06

Questões de Investigação

Estamos nos aprofundando nas investigações e conhecendo um pouco mais sobre o universo das abelhas. Esses insetos são conhecidos por todos pois, quem ainda não teve a oportunidade de levar uma ferruada quando criança? No mundo existe aproximadamente 25.000 espécies desses insetos, distribuídos em vários continentes, mesmo que sua presença não fossse tão evidente, esses insetos não passariam despercebidos à humanidade pois, elas são responsáveis pelo processo de produção do mel, produto muito consumido por todos.
É sobre esse fantástico e poderoso alimento que estamos investigando em nosso projeto de aprendizagem. Elegemos algumas questões de investigação que nasceram de nossos desejos e curiosidades. Estamos analisando, fazendo relações e indo cada vez mais a fundo em nosso objeto de estudo. esta é uma das muitas vantagens de trabalhar com questões de investigação originadas de nosso desejo em conhecer algo. A liberdade de buscar cada vez mais.